Ortodontia


Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, o desenvolvimento da dentição e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

A época ideal para se procurar um Ortodontista é no início da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes por volta dos cinco a seis anos de idade. Entretanto, atualmente um grande número de adultos estão se beneficiando de tratamentos Ortodôndicos para corrigir aspectos estéticos da dentição. Os adultos normalmente preferem os aparelhos mais estéticos, que tem a cor semelhante à dos dentes sendo praticamente invisíveis.

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer o perfeito encaixe da oclusão dos dentes superiores com os dentes inferiores, evitando assim problemas de respiração, deglutição, fala e da ATM (articulação temporo-mandibular).

O tempo de um tratamento ortodôntico depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho ortodôntico utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo. 

Saiba se você necessita de tratamento Ortodôntico

São sinais da necessidade de tratamento ortodôntico:

  • Dentes tortos;
  • Dente de leite retido, isto é, não cai e o permanente não nasce;
  • Ausência de algum dente;
  • Dentes que nascem no lugar errado: no céu da boca, ao lado da língua, girados, encavalados, etc;
  • Mordida aberta: a criança fecha a boca e os dentes da frente não se tocam (normalmente devido ao uso de chupeta ou ao hábito de chupar o dedo);
  • Mordida cruzada: os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca;
  • Dificuldades na deglutição: a criança faz careta, gestos ou contrai a boca para engolir;
  • Alterações ósseas: queixo muito para frente ou para trás;
  • Respiração pela boca: muitas vezes decorrente do hábito de chupar o dedão;

Aparelho Ortodôntico

Aparelhos Ortodônticos são aqueles que realizam as movimentações dentárias, já os ortopédicos são utilizados nas correções esqueléticas (ósseas). Os Aparelhos Ortodônticos são também conhecidos como Aparelhos Dentários, Aparelhos Dentais ou Aparelhos para os Dentes.  

Os Aparelhos Ortodônticos podem ser divididos em dois grupos: aparelhos fixos e aparelhos móveis.

Os Aparelhos Ortodônticos Fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento. Eles são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.

Já os Aparelhos Ortodônticos Removíveis ou Aparelhos Móveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo Ortodontista, e a eficiência do tratamento depende da colaboração do paciente.

Para saber mais sobre Ortodontia, entre em contato com a Clínica de Odontologia Dr. Rodrigo Blas pelo telefone (11) 3758.3859 e Whatsapp (11)97791.4444 e agende já a sua consulta. Se preferir pode nos enviar um  e-mail que assim que possível lhe retornaremos.

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Spanish

Cadastre-se em nosso site e receba periodicamente novidades sobre a clínica e serviços oferecidos

Clínica de Odontologia Dr. Rodrigo Blas
CROSP 66067-CL-11120
Rua Francisco Tramontano, 101 Conj. 1202
05686-010 - Real Parque - Morumbi - São Paulo - SP
Fone (11)3758.3859 - Whatsapp (11)97791.4444 - Emerg. (11)98522-4444